Pular para o conteúdo principal

Mudando os atributos

Hey, hey!

Trazendo uma atualização sobre as mudanças no meu RPG, atualmente com o codinome Crônicas de um Inverno Nuclear (não é muito comercial, não é?).

Originalmente o sistema era mais fiel ao D20, mantendo parte dos atributos originais: Força, Destreza, Constituição, Carisma, Inteligência e Sabedoria. No nosso RPG, removemos Sabedoria e incluímos SORTE.

Como a SORTE funciona?

A SORTE é o quanto o destino lhe favorece. Você rolava 1d6 e esse valor ficava no seu atributo de SORTE, onde a cada dia ou sessão de jogo você rolava novamente o dado. O jogador poderia usar partes desses valores para aumentar o valor tirado no dado.

Seguimos um exemplo onde o jogador possui um valor de 3 em SORTE.

Ele precisa fazer uma jogada de atributo onde precisa tirar 15 na soma do valor da D20 + atributo. Imagine que ele tirou 13. Ele pode tirar 2 dos 3 pontos que estão na SORTE e adicionar ao valor do D20, fechando os 15 pontos necessários e ainda mantendo 1 ponto para uso posterior. 

Utilizamos isso pois acreditamos que sorte existe e é útil.

Levei 3 dias pensando em como mudar os atributos para sair da mesmice e afastar meu RPG do espectro de D&D, Old Dragon e tal.

E assim chegamos ao ponto: Essências.

Mudamos os atributos para que melhor se adaptem a estrutura e a narrativa de um RPG pós-nuclear. Assim, os atributos - que agora passam a se chamar Essências - são: POTÊNCIA (substitui força), REFLEXOS (substitui agilidade que por sua vez havia substituido destreza), ENGENHO (junta inteligência e sabedoria, mesmo sendo coisas diferentes), PRESENÇA (substitui carisma) e DESTINO (substitui sorte).


As Essências são o que resta de humanidade (e teimosia) em um mundo morto. Cuide bem das suas, pois serão elas que decidirão se você vai governar as ruínas… ou se tornar parte delas.

Em breve mais novidades!

Comentários